Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

my dragons

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Animais Arquitetos: Conheça incríveis casas e ninhos construídos por pássaros e insetos!

Vários animais constroem casas ou pequenos espaços para ficarem protegidos durante a noite ou em períodos de procriação.
Os animais apresentados aqui são considerados os melhores arquitetos do mundo animal, construindo verdadeiras obras de arte, meticulosas e muito detalhadas.
1 – Tecelão Amigável
Essa incrível ave é encontrada na África do Sul, Namíbia e Botswana. Consegue tecer enormes ninhos, em dimensões descomunais. Após formar seu ninho, várias gerações da espécie conseguem usar o local para reprodução e abrigo. É feito com pedacinhos de madeira e capim.
Sua extensão total é tão grande que no interior a temperatura está sempre elevada, o que mantém os pássaros quentes, bem como seus ovos, durante a noite.
2 – Vogelkop Bowerbird
A ave da espécie Amblyornis inornata cria um tipo de caramanchão bem diferenciado. Se parece mais com uma toca. O responsável pela arquitetura é o macho que usa paus, plásticos, flores e pedaços de objetos coloridos, especialmente azul, além de frutas, besouros e diversos enfeites.
A tática é deixar o ambiente limpo, organizado e muito colorido para impressionar as fêmeas. O mais curioso é que o local é usado apenas para atrair as fêmeas. Após a cópula, os ovos não são botados ou chocados no local construído.
3 – Cupim Bússola
Os cupins desta espécie constroem grandes estruturas para formar os ninhos. As casas são direcionadas para a posição norte-sul, característica que lhes deu o nome. Os biólogos acreditam que este inseto pensa em todos os detalhes, desde a estrutura interna até a posição externa, para garantir aquecimento constante.
4 – Abelhas
Essas são nossas velhas conhecidas. As abelhas, além do papel importantíssimo que representam na polinização, são excelentes arquitetas na hora de planejar e construir suas colmeias.
5 – João-de-Barro
Encontrado em diversas partes do mundo, o joão-de-barro é famoso por construir seus ninhos usando lama. Os ninhos possuem resistência impressionante ao vento e chuva. Após um certo tempo, a ave abandona o ninho, o que deixa espaço para outras aves usarem como abrigo.
6 – Tecelão Baya
Esta ave costuma construir verdadeiras obras de arte. Seus ninhos são muito elegantes e impressionam pelos detalhes e comprimento. Preferem construir em árvores de acácia espinhosa ou acima de locais que possuam água, onde os predadores dificilmente teriam acesso.
Os ninhos podem ser encontrados isolados em forma de grandes colônias.
7 – Vespas
A maioria das vespas não constrói ninhos. Elas preferem encontrar locais abandonados ou roubar de outras espécies. Por outro lado, existem muitas espécies de vespas que constroem lindas estruturas usando polpa vegetal, saliva, resina e diversos outros materiais. As estruturas possuem favo interno, semelhante a de abelhas.
8 – Montezuma Oropendola
A espécie Psarocolius montezuma constrói ninhos usando gravetos e grama. Ela é vista, normalmente, em colônias de 30 indivíduos, com um macho dominante que se encaixa entre as fêmeas.
9 – Andorinhas
Alguns tipos de andorinhas constroem ninhos usando diversos materiais, com cavidades profundas, mas também utilizam ninhos abandonados por outras aves. No entanto, algumas produzem ninhos 100% com suas salivas, o que é considerado uma iguaria comestível bastante cara em países asiáticos.

Nenhum comentário :