Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

my dragons

terça-feira, 11 de abril de 2017

Desenhista muçulmano insere mensagens contra cristãos e judeus em HQ dos X-Men

Fonte: http://reaconaria.org/blog/reacablog/desenhista-muculmano-insere-mensagens-contra-cristaos-e-judeus-em-hq-dos-x-men/?utm_content=buffer969fa&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer


Desenhista muçulmano insere mensagens contra cristãos e judeus em HQ dos X-Men


A Editora Marvel, originalmente do ramo de histórias em quadrinhos e hoje uma gigante do entretenimento pertencente ao grupo Disney, retirou das bancas uma edição dos heróis mutantes X-Men após leitores decodificarem mensagens de intolerância religiosa inseridas pelo desenhista Ardian Syaf, muçulmano da Indonésia.
O desenhista colocou mensagens que atacam os cristãos e os judeus, além de deixar também um protesto contra o governador cristão de Jacarta, capital do seu país na edição número 1 da revista “X-Men Gold”.
Vejam as referências e explicações nas imagens abaixo:


Na cena acima o mutante russo Colosso está vestindo uma camiseta com o “código” QS 5:51. Seria uma referência ao capítulo 5, verso 51 do Alcorão: o “Q” seria Quran (Alcorão em inglês) e o “S” seria a Sura ou Surata, como são chamados os capítulos (Surah em inglês). Em uma das versões online do livro sagrado dos muçulmanos, eis o trecho a que se refere a camiseta:
Ó fiéis, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos; que sejam confidentes entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles; e Deus não encaminha os iníquos.

Na cena acima a mutante kitty Pride, que é judia, tem sua cabeça encobrindo parte da palavra “jewelry” (joalheria), de forma a formar “jew”: judia. O número 212 destacado é uma referência ao dia em que 200 mil muçulmanos marcharam nas ruas de Jacarta contra o governador cristão: 2 de dezembro (2/12) de 2016. Já na camiseta de uma das pessoas de frente para Kitty está novamente o número 51, provavelmente referência à mesma Sura da cena com Colosso.  O governador Basuki Tjahaja Purnama criticou justamente esta sura 5:51 em sua campanha e é por isso que os líderes religiosos muçulmanos o acusam de blasfêmia e protestaram.
A Marvel ainda não definiu qual será a punição do desenhista, que até agora não foi afastado.
Revisado por Maíra Pires @mairamacpires

Nenhum comentário :