http://omundovariavel.blogspot.com.br/2015/05/5-inventos-simples-e-revolucionarios.html
Uma lista de ideias simples , mas que podem melhorar a vida de muitas pessoas, principalmente em regiões pobres,ou com escassa fonte de recursos e de infraestrutura.
1-Lâmpada de Moser
Inventada pelo brasileiro Alfredo Moser em 2002, com uma garrafa de plástico, água e água sanitária, que funciona através da refração da luz solar, A intensidade é de aproximadamente 60 watt, em 2011 a ideia foi adotada pela entidade beneficentefilipina MyShelter, que a transformou em um projeto chamado "Liter of Light"; como resultado a denominada "lâmpada de água" ,se espalhou por mais de quinze países.
2- Gris
É um sistema simples que consegue reaproveitar ate 95% da agua do banho,armazenado ela internamente.O aparelho é dividido em quatro células interligadas,cada uma com 10 litros de capacidade.
3- Fogão solar
Ao invés de usar o fogo direto para o cozimento dos alimentos,o sol ,constituído de uma caixa com fundo preto e tampa de vidro, com abas refletoras, possuindo a capacidade de atingir 150ºC, cozinhando qualquer alimento sem dificuldade
4- Sandália que cresce com pé
Uma ONG americana criou um tipo de sandália infantil de tamanho ajustável para crianças vivendo em situações de pobreza.
A ong britânica Adaptive Eyewear criou um modelo de óculos com grau ajustável que pode ser adaptado e até compartilhado com outros usuários.Chamado de Adlens,ele por meio de um giro no botão da haste, altera o grau da lente.
Eu acrescentei um que acho que devia estar aqui
Aqui no Brasil, especialmente no Nordeste, ainda existe em algumas regiões o hábito de usar filtros de cerâmicas, que atualmente soa até nostálgico, mas continua muito eficiente no quesito de deixar a água resfriada. E foi pensando nesse mesmo princípio que o artesão indianoMansukhbai Prajapati, mediante às dificuldades financeiras, criou o MittiCool, um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar.
Enquanto que um refrigerador comum emite gases tóxicos que são prejudiciais à camada de ozônio, a MittiCool, feita da mesma matéria-prima, consegue deixar frescos frutas, legumes, leite e verduras por três dias, graças a uma câmara de água na parte superior do produto, e quando evapora, escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira (quatro tipos diferentes de argila), fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.
Em uma reportagem local, foi informado que a temperatura no interior da geladeira pode chegar a 8° C, o que com certeza pode mudar a vida de populações carentes que não têm acesso à eletricidade e nem condições de ter uma geladeira comum.
Veja algumas fotos dessa inovação:
O valor médio de venda é de R$ 135,00, o que facilita para a população com menos poder de compra possa comprar, além, claro, de não precisar pagar pelo consumo de energia, que é inexistente. Veja o vídeo (em inglês) da reportagem:
Nenhum comentário :
Postar um comentário