quinta-feira, 2 de abril de 2015

"O populismo ama tanto os pobres que os multiplica"


" O populismo é tanto usado pela esquerda quanto pela direita 
E usado como uma forma de justificar a perda de diretos 
O que vemos hoje as manifestações para volta da ditadura são movimentos populistas 
O maior problema para se combater o populismo são que seus argumentos veem da emoção não da razão "

Gloria Álvarez discursa no Parlamento Iberoamericano da Juventude, em Zaragoza(YouTube/Reprodução)
A participação de uma jovem cientista política da Guatemala em uma conferência na Espanha viralizou na internet, alcançando mais de um milhão de visualizações no YouTube. Embora o discurso tenha sido feito em setembro do ano passado, no Parlamento Iberoamericano da Juventude, em Zaragoza, foi nas últimas semanas que ele se espalhou rapidamente pelas redes. E a razão é óbvia: raramente se viu uma denúncia tão clara e contundente do populismo, esse mal que assombra há tantas décadas a América Latina.
"O populismo ama tanto os pobres que os multiplica", diz a guatemalteca Gloria Álvarez em um dos momentos do discurso. Contra o avanço dos líderes populistas, ela recomenda o uso da internet para compartilhar informação e a promoção de argumentos lógicos e racionais no debate público.
Aos 29 anos, Gloria é formada em ciência política em seu país e tem mestrado na Universidade Sapienza de Roma. Ela é diretora da ONG guatemalteca Movimento Cívico Nacional, que promove a participação do cidadão na política. A partir da semana que vem, Gloria estará no Brasil para uma série de palestras em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Na capital paulista, ela vai participar de um seminário sobre populismo e democracia no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Sim: por todo espectro ideológico, há quem tenha observado que Gloria é linda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fale com Dracolich